Abdominoplastia em Lajeado – RS
Abdominoplastia é uma das cirurgias plásticas de contorno corporal mais executadas no mundo, perdendo apenas para a lipoaspiração e a prótese de mama em número de cirurgias. Criada para remodelar a área abdominal, diferentemente do que muitos imaginam, não tem como fim promover a perda de peso (apesar de promovê-la como consequência da eliminação de tecido) mas sim uma melhoria estética geral na área da barriga.
Ao contrário da lipoaspiração abdominal que trabalha apenas eliminando a gordura localizada, a abdominoplastia promove uma melhoria global e garante um resultado abrangente da região, com afinamento da cintura e melhoria da qualidade da pele. Os músculos abdominais que se afastam, principalmente na gravidez, na chamada diástase dos músculos abdominais, podem ser reaproximados e reparados, e o excesso de pele removido, acabando com a flacidez de pele, algo impossível de se reverter por conta própria.
A barriga é frequentemente considerada uma “área ingrata” para muitas pessoas. Suscetível a armazenar excesso de gordura, a maioria das pessoas está sempre ansiosa por se livrar dos pneuzinhos. Para esses casos, uma lipoaspiração pode ser ideal.
Os problemas estéticos do abdômen geralmente pioram após uma gravidez ou perda de peso considerável, tornando difícil retomar a antiga aparência firme e lisa. Como os músculos abdominais se afrouxam, muitas vezes se separando, e a flacidez da pele e o excesso de gordura se agravam, a abdominoplastia (associada ou não à lipoaspiração) passa ser a única solução para recuperar um abdome firme e bem contornado, ajudando os pacientes a recuperarem a confiança e a auto-estima.
Por que fazer uma abdominoplastia em lajeado?
Muitas pessoas passam incontáveis horas na academia ou permanecem bastante ativas para conseguir um abdome plano e tonificado. No entanto, algumas das rotinas mais intensas de exercício e as mais restritivas dietas podem ainda assim te deixar aquém desse objetivo. Mesmo pessoas atléticas, que têm peso corporal normal, podem ter um abdômen protuberante e/ou flácido e com gordura localizada insistente.
Algumas das razões mais comuns para isso incluem:
- Grandes flutuações no Peso
- Genética
- Operações Médicas Prévias
- Gravidez
- Perda de elasticidade da pele com a idade
- Má alimentação e abuso de álcool
Para aqueles que estão dentro do peso e tem boa qualidade e firmeza da pele na região, a lipoaspiração pode ser indicada. Já para aqueles que tem excesso de tecido adiposo, afrouxamento da cinta abdominal e flacidez, a abdominoplastia pode ser recomendada.
Uma conjugação chamada lipoabdominoplastia pode ser procedida naqueles casos onde a gordura localizada se associa às outras características que indicam uma abdominoplastia, em lajeado.
Tipos de abdominoplastia
Pacientes de abdominoplastia têm necessidades diferentes e, por isso, existem várias diferentes abordagens para a abdominoplastia.
Abdominoplastia Endoscópica:
Procedimento minimamente invasivo usado para tratar apenas músculos abdominais afastados (diástase abdominal) que produz uma cicatriz mínima.
Mini Abdominoplastia:
Técnica de abdominoplastia menos extensiva que pode abordar de pequena à moderada flacidez da pele e excesso de gordura.
Abdominoplastia Completa:
O estilo clássico da cirurgia de abdominoplastia, que aborda flacidez significativa da pele, gordura e músculos abdominais afrouxados através de uma incisão maior, quadril a quadril e que geralmente engloba a retirada de tecido até o umbigo, e seu reposicionamento.
Abdominoplastia Estendida:
Uma abdominoplastia estendida pode tratar uma quantidade maior de excesso de pele e gordura – e pode até ajudar a melhorar a aparência da parte superior das coxas. A incisão se estende parcialmente ao redor dos flancos e parte das costas.
Abdominoplastia Circunferencial:
Técnica de abdominoplastia que também aborda questões estéticas das nádegas e coxas inferiores. A incisão para este procedimento se estende por toda a circunferência do corpo. Muito usada em pacientes pós cirurgia bariátrica.
Neste artigo, iremos considerar a abdominoplastia completa para explicação do procedimento, prazos, descrições e outros detalhes. Quase todas as explicações se adequam aos outros procedimentos citados acima, mas com algumas variações.
Candidatos à abdominoplastia
Bons candidatos para cirurgia plástica de abdome são pessoas que gostariam de se verem livres de qualquer quantidade de flacidez e frouxidão muscular na área abdominal. Os pacientes cuja preocupação é apenas um excesso de gordura localizada na área da barriga devem considerar apenas a lipoaspiração.
Os pacientes prontos para a abdominoplastia, por razões de segurança, devem ter uma boa saúde geral, e para obter bons resultados devem ter um peso saudável ou próximo ao ideal antes de se submeterem ao procedimento. Como acontece em qualquer cirurgia plástica, expectativas realistas são fundamentais para aproveitar os belos resultados de uma abdominoplastia e evitar decepções. A abdominoplastia pode produzir melhora acentuada, mas não atingirá a perfeição.
A cirurgia é particularmente útil para mulheres que, através de gravidezes múltiplas, esticaram seus músculos e a pele abdominal além do ponto em que podem voltar ao normal.
Pacientes que pretendem perder muito peso devem adiar a cirurgia. Além disso, as mulheres que planejam futuras gestações devem esperar, pois os músculos do abdome, que são reaproximados durante a cirurgia, podem se separar novamente durante a gravidez. Se você tem cicatrizes de uma cirurgia abdominal anterior, a Dra. Rita Sotelo pode se opor à abdominoplastia ou alertá-lo de que as cicatrizes podem ser mais proeminentes.
Consulta de abdominoplastia em lajeado
Como há muitos tipos diferentes de cirurgia de abdominoplastia o primeiro passo será discutir seus objetivos em uma consulta com a Dra. Rita Sotelo, em nossa clínica de Lajeado. Nossa cirurgiã plástica chefe irá ajudá-lo(a) a determinar qual técnica é a mais apropriada para a quantidade de flacidez da pele, excesso de gordura e frouxidão muscular, que você apresenta na região do abdome.
Durante sua consulta, ela te ajudará a elaborar um plano de tratamento personalizado para maximizar os resultados e te oferecer uma ótima recuperação. Durante sua consulta, você conversará com a Dra. Rita e terá a oportunidade de fazer qualquer pergunta. Ela também avaliará se você é ou não um bom candidato para cirurgia de abdominoplastia e se suas expectativas para o procedimento são realistas.
Antes de decidir fazer uma cirurgia pense cuidadosamente sobre suas expectativas e discuta-as com a Dra. Rita Sotelo.
A Cirurgia de Abdominoplastia
Há tantas variações na abdominoplastia que é impossível generalizar cada técnica do procedimento. No entanto, a técnica clássica é a abdominoplastia completa, abordando a diástase abdominal e o excesso de tecido entre a região púbica e o umbigo. A abdominoplastia é realizada sob anestesia geral, e todo o procedimento leva aproximadamente de 2 a 3 horas.
Para todas as técnicas, as incisões são feitas a partir do baixo-ventre e estendem-se até onde for necessário para alcançar os resultados desejados. No caso da abdominoplastia completa, isso geralmente significa uma incisão que se estende de lado a lado do quadril. Através desta incisão, o cirurgião removerá todo o tecido (pele e gordura) necessário e suavizará os contornos da barriga. Os músculos abdominais, comumente frouxos, serão reaproximados e o excesso de pele será removido para um contorno plano e esteticamente agradável. O umbigo também será reposicionado e recolocado com muito zelo.
Passo a passo
O procedimento de abdominoplastia em lajeado inclui as seguintes etapas:
Passo 1 – Anestesia
Medicamentos são administrados por nosso excepcional anestesiologista para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. A escolha de praxe é a anestesia geral devido a extensão da cirurgia.
Passo 2 – A incisão
Uma abdominoplastia completa requer uma incisão horizontal entre a região pubiana e o umbigo, numa altura que seja sobreposta pelo biquíni.
Incisão
A forma e o comprimento da incisão serão determinados pela quantidade de excesso de pele. Uma vez que a pele abdominal é levantada, os músculos abdominais enfraquecidos são reparados.
Na abdominoplastia completa (ou clássica) uma segunda incisão ao redor do umbigo pode ser necessária para remover o excesso de pele na parte superior do abdome. Essa incisão não é necessária na mini abdominoplastia ou em abordagens onde a flacidez não alcança a região alta do ventre.
Suturas
A pele abdominal que sobra é eliminada e a parte superior é puxada para baixo como uma cortina. As partes são unidas e suturadas. Uma nova abertura para o umbigo é criada (lembre que a pele onde ele ficava foi eliminada junto à flacidez). O umbigo é então reposicionado e suturado na nova posição.
Passo 3 – Fechando as incisões
Suturas, adesivos de pele, fitas ou clipes fecham as incisões.
Passo 4 – Veja os resultados
Sua abdominoplastia resultará em um contorno abdominal mais plano e firme, mais proporcional ao seu tipo de corpo e peso. A cintura estará claramente mais torneada.
Uma vez realizada a plástica de abdome, os resultados são considerados permanentes. Embora os efeitos sejam duradouros, eles podem ser afetados negativamente por flutuações de peso significativas. Para as mamães os efeitos de um procedimento de abdominoplastia podem ser afetados por outras gravidezes após o procedimento, o que pode abrir os músculos reparados em nova diástase. Se você está pensando em ter mais filhos, pode ser uma boa ideia adiar sua abdominoplastia.
A abdominoplastia funciona bem em conjunto com a lipoaspiração, quando é chamada lipoabdominoplastia. A lipoaspiração quando conjugada nos casos recomendados, melhora os resultados finais, tratando depósitos gordurosos difíceis, e oferecendo um contorno ainda melhor.
Uma abdominoplastia completa não tem objetivo de tratar estrias, mas corrigirá aquelas que ficam abaixo do umbigo. Embora haja melhora nas áreas onde o excesso de pele foi removido, aquelas áreas anteriormente acima do umbigo (não resseccionadas) ainda manterão a “pele antiga”, com ou sem estrias.
Recuperação
A maioria dos procedimentos de abdominoplastia em lajeado são considerados cirurgias de grande porte e os pacientes precisam estar preparados para um processo de recuperação razoavelmente longo. Embora atividade pesada deva ser evitada por várias semanas, os pacientes devem se movimentar logo após a cirurgia. A maioria dos pacientes da Dra. Rita Sotelo já está pronta para retornar ao trabalho em cerca de três semanas.
Exercícios leves são encorajados assim que os pacientes estiverem confortáveis, mas normalmente levará seis semanas ou mais até que níveis maiores de atividade sejam atingidos.
Após a cirurgia, drenos cirúrgicos podem ser colocados, e se necessário serão administrados analgésicos injetáveis para controle da dor e desconforto. Se os drenos forem usados, eles serão removidos após cerca de uma semana. O inchaço persistirá por várias semanas, desaparecendo gradualmente ao longo dos meses pós cirurgia, com o resultado final se estabilizando após cerca de seis meses a um ano. No entanto, os pacientes serão capazes de ver resultados preliminares antes deste tempo.
Toda a cirurgia tem um certo grau de incerteza e risco
Milhares de abdominoplastias em lajeado são realizadas com sucesso a cada ano. Quando feito por um cirurgião plástico qualificado e treinado em cirurgias de contorno corporal, como a Dra. Rita Sotelo, os resultados são geralmente bastante positivos. No entanto, sempre há riscos associados à cirurgia e complicações específicas associadas a esse procedimento.
Complicações pós-operatórias, como infecção e coágulos sanguíneos, são raras, mas podem ocorrer. A infecção pode ser tratada com drenagem e antibióticos, mas prolongará sua permanência hospitalar. Você pode minimizar o risco de coágulos sanguíneos, movendo-se o mais rapidamente possível após a cirurgia.
A má cicatrização pode exigir uma segunda operação. Os fumantes são aconselhados a parar, pois fumar pode aumentar o risco de complicações e retardar a cicatrização.
Você pode reduzir o risco de complicações seguindo de perto as instruções do seu cirurgião antes e depois da cirurgia, especialmente em relação a quando e como você deve retomar à atividade física.
Outra preocupação específica da abdominoplastia é com o umbigo e seu reposicionamento. Algumas queixas são recorrentes quanto a essa questão. Fique atento e peça para seu cirurgião plástico explicar da melhor maneira como evitar um umbigo “pouco verdadeiro”. Cirurgiões plásticos qualificados como a Dra. Rita Sotelo tem técnicas ideais para o reposicionamento do umbigo.
Perguntas e Respostas Sobre a Abdominoplastia
A abdominoplastia é igual à lipoaspiração?
Não. A lipoaspiração é um procedimento que se concentra apenas na remoção de gordura localizada em áreas problemáticas, sem abordar a pele ou o músculo. A lipoaspiração é um procedimento muito comum para o abdômen, e uma boa escolha para pessoas que têm boa elasticidade da pele e depósitos pequenos. O procedimento pode ser combinado com a abdominoplastia em lajeado, em muitos casos, potencializando os resultados.
Quão grande será a cicatriz da abdominoplastia?
O tamanho da cicatriz varia muito, dependendo do tipo de abdominoplastia realizada. A cicatriz clássica de abdominoplastia se estende de quadril a quadril e, embora essa cicatriz possa ser grande, ela é planejada sempre para ser escondida pela parte inferior de um biquíni. Cicatrizes de abdominoplastia menos extensas são bem menores, e cicatrizes estendidas de abdominoplastia englobam parte dos flancos ou uma volta completa nas costas, o que é recorrente em cirurgias plásticas pós bariátricas. No entanto, a maioria dos pacientes acha que mesmo uma cicatriz estendida é preferível a grandes quantidades de pele flácida e excesso de gordura.
Eu já fiz uma cesariana. Vou ter duas cicatrizes?
Em quase todos os casos, a cicatriz de cesariana e a cicatriz de abdominoplastia podem ser combinadas para melhorar a aparência final. A Dra. Rita Sotelo dará todas as instruções para que você cuide da sua incisão e ajude no esmaecimento máximo da cicatriz da abdominoplastia.
Uma abdominoplastia me livrará das estrias?
Depende de onde elas estão localizadas. Estrias na parte inferior da barriga – abaixo do umbigo – são muitas vezes removidas durante uma abdominoplastia. As estrias que estão fora da zona removida permanecerão, embora possam ser um pouco menos proeminentes devido à melhora na firmeza da pele. Qualquer melhoria é um benefício adicional para o procedimento, não um resultado esperado da cirurgia.
As cintas que prometem resultados semelhantes ao das abdominoplastias funcionam?
As cintas abdominais e os exercícios de abdome que prometem resultados em redução de medidas do abdome, tem efeito reduzido. Impossível que alcancem resultados comparáveis à abdominoplastia sem cirurgia pois não tratam a cinta muscular e a flacidez de pele. Embora pareça ótimo na teoria não se submeter à cirurgia, na prática, é improvável que esses dispositivos funcionem. A maioria desses dispositivos são simplesmente cintas de compressão e não podem fazer muito para criar resultados duradouros. Mesmo as cintas abdominais que são vendidas em casamento com “cremes aceleradores” não podem reparar a diástase e reduzir os depósitos de gordura e principalmente a flacidez abdominal. A maioria desses dispositivos só acarreta em frustração e perda de tempo e dinheiro.
Os exercícios podem restaurar meus músculos abdominais?
Os exercícios podem melhorar o tônus dos músculos abdominais, mas eles não irão curar nem um centímetro da diástase dos músculos abdominais, causada pela gravidez. Atualmente, a cirurgia plástica de abdome é o único método efetivo.
A abdominoplastia em lajeado é segura?
A cirurgia plástica percorreu um longo caminho ao longo dos anos e, embora sempre haja riscos envolvidos com procedimentos cirúrgicos, a cirurgia de abdominoplastia é bastante segura para pacientes saudáveis. O procedimento deve ser realizado por um cirurgião plástico habilitado e certificado pela SBCP. Coloque a segurança na mais alta prioridade.
Os resultados de uma abdominoplastia são permanentes?
Os resultados de uma abdominoplastia destinam-se a ser permanentes, embora os pacientes tenham que ser diligentes em preservar os resultados por meio da manutenção de um estilo de vida saudável e de exercícios regulares. Ganho de peso, gravidez e envelhecimento pode afetar a longevidade dos resultados da abdominoplastia, portanto, os pacientes precisam estar preparados para possíveis mudanças na aparência ao longo do tempo como qualquer pessoa.
Qual é a melhor idade para uma abdominoplastia em lajeado?
Não há idade ideal para a cirurgia de abdominoplastia em lajeado, embora a maioria das pessoas interessadas no procedimento sejam jovens ou de meia-idade. Qualquer paciente saudável é um bom candidato para o procedimento e pode fazer a cirurgia plástica na barriga, independentemente da idade. As mulheres que não encerraram seu desejo por novos filhos devem esperar para realizar a cirurgia de abdominoplastia, pois a gravidez pode arruinar os resultados do procedimento.
Deixe sua mensagem ou ligue para (51) 3748-3761. Se preferir mande uma mensagem via WhatsApp para (51) 99730-9250.
Médicos Responsáveis
Dr. Nelson Sandoval
Cirurgião Geral
CRM-RS: 5.745 e RQE: 12.301
Dra. Rita Sotelo
Cirurgiã Plástica
CRM-RS: 28300 e RQE: 20640
www.clinicasotelo.med.br
Clínica Central Lajeado-RS
Rua Marechal Deodoro, 491 – Centro
Fone: (51) 3748.3761 / 99730.9250
Consultório em Teutônia RS
Rua Dom Pedro II, 803 – Canabarro
Fone: (51) 3762.8461 / 997927465