Correção de Lóbulo
O lóbulo da orelha é a única parte da orelha que não contém cartilagem. Como resultado, é muito mais delicado do que o resto da orelha e é passível de ser facilmente rasgado e deformado.
Geralmente o uso inadequado de brincos pesados, juntamente com outros fatores, como reações eczematosas (alérgicas de contato) ocasionadas pelos metais dos brincos, ocasionam o trauma, que a longo prazo, irá “rasgando” a pele do lóbulo da orelha. Traumas externos, como uma puxada do brinco inadvertida , podem também alargar ou mais comumente rasgar o lóbulo da orelha.
O peso do brinco que uma orelha suporta varia de acordo com características individuais. Mas se por acaso o brinco provocar, de alguma forma, uma tensão na pele, substitua por um mais leve. Aposte no bom senso para identificar o brinco ideal e apropriado.
Brincos que causam reações alérgicas locais, como vermelhidão, secreção, descamação ou dor, devem ser evitados, pois estas reações com o tempo, vão causando enfraquecimento da pele e facilitando o “rasgo” da pele do lóbulo da orelha.
Muitas mulheres têm recorrido à cirurgia de correção do lóbulo de orelha. Esta correção pode ser de apenas um furo do brinco mais alargado ou até o extremo de um lóbulo fendido (rasgado).
O lóbulo fendido pode ser reparado com a zetaplastia, com o tratamento da técnica de retalho. É o cirurgião plástico quem decidirá qual a mais indicada para cada caso.
Geralmente o método mais simples, com os melhores resultados é a simples incisão dos bordos da fenda no lóbulo, seguida de pontos simples.
Nos casos em que a fenda no lóbulo é muito grande, quase rasgando todo lóbulo, completa-se a separação, com retirada dos bordos da fenda, seguida de pontos simples.
A cirurgia é feita sob anestesia local, a nível ambulatorial. O curativo deve ser trocado no dia seguinte conforme orientação médica. É possível de retornar as atividades normais no mesmo dia.
Usar brincos no pós-operatório imediato não é recomendável, pois podem causar traumatismo e prejudicar a cicatrização. Não é recomendável fazer novo furo na mesma região já que houve o rasgo e a pele afinou.
Deixe sua mensagem ou ligue para (51) 3748-3761. Se preferir mande uma mensagem via WhatsApp para (51) 99730-9250.
Médicos Responsáveis
Dr. Nelson Sandoval
Cirurgião Geral
CRM-RS: 5.745 e RQE: 12.301
Dra. Rita Sotelo
Cirurgiã Plástica
CRM-RS: 28300 e RQE: 20640
www.clinicasotelo.med.br
Clínica Central Lajeado-RS
Rua Marechal Deodoro, 491 – Centro
Fone: (51) 3748.3761 / 99730.9250
Consultório em Teutônia RS
Rua Dom Pedro II, 803 – Canabarro
Fone: (51) 3762.8461 / 997927465