Mastopexia com Prótese de Silicone

Mastopexia com prótese é como ficou conhecida a cirurgia que eleva mamas caídas e aumenta o volume no mesmo tempo cirúrgico. Também chamada de lifting de mama com implantes essa cirurgia plástica é uma ótima solução para mulheres, que além de dar um up nas mamas caídas, querem ganhar volume dos seios.

Essa cirurgia plástica cada vez mais difundida pode ser realizada como um só procedimento com dois estágios, sob anestesia geral.

mastopexia com prótese antes e depois

Candidatos à mastopexia com prótese

  • Mulheres que passaram por uma gravidez são as principais candidatas à uma mastopexia com prótese: Após a gravidez é comum que as mamas se “esvaziem” ou que a pele sofra com a flacidez gerada pelo aumento de volume com posterior redução, causados pela gravidez e amamentação.
  • Mulheres que perderam um certo volume de peso, através de dieta ou procedimento cirúrgico como a cirurgia bariátrica. Se você perdeu peso de forma considerável é possível que suas mamas tenham perdido elasticidade e volume, causando alguma flacidez.
  • Outras candidatas são aquelas com problemas de desenvolvimento da mama, incluindo assimetria (uma mama menor do que o outra) ou a deformidade da mama tuberosa.
  •  Pessoas de mais idade, que com o efeito do tempo e da gravidade, sofrem com a queda das mamas e da posição dos mamilos.

 O que esperar durante sua consulta

Você será perguntada sobre sua saúde, estilo de vida e por que deseja se submeter a essa cirurgia. A Dra. Rita Sotelo fará perguntas específicas sobre sua situação. Logo após uma breve apresentação dos seus anseios, à mesa, um exame físico será feito e a análise do seu caso explicada minuciosamente com análise de possibilidades e alternativas.

Após o exame, de volta à mesa de consulta, os diferentes tipos de implantes para sua mastopexia com prótese serão mostrados e explicados. A mastopexia com prótese envolve a colocação de um implante para aumentar o tamanho e forma da mama.

Como a cirurgia tem várias possibilidades e variações, devido à ser um casamento de 2 procedimentos, você precisará ser informado de diversos aspectos, como a cicatriz da mastopexia, o plano de localização da prótese na mama, tipo, volume, formato… Você terá a oportunidade de fazer perguntas e certificar-se das melhores alternativas. Pergunte tudo!

As incisões da mastopexia são geralmente de 2 tipos, vertical para flacidez moderada ou em T-invertido para ptoses (quedas) mais acentuadas.

Já os implantes, que podem ser redondos ou anatômicos, podem ser colocados sob a glândula mamária (conhecida como colocação subglandular), ou atrás do músculo, a submuscular.

Todas as opções disponíveis serão apresentadas durante sua consulta inicial.

Que tipo de implantes podem ser usados na minha cirurgia?

Existem muitos tipos diferentes de implantes. Existem diferentes tamanhos, formas, texturas e projeções. O tipo de implante que você escolher dependerá, em última instância, da aparência desejada.

Próteses de silicone têm uma variedade de tamanhos e são projetados para preencherem de forma ideal seu tórax, de acordo com a largura e altura das suas mamas e do resultado desejado. Todas as dimensões serão analisadas pela Dra. Rita Sotelo, para ajudá-la a determinar um tamanho apropriado.

Os implantes podem ser basicamente de 2 formatos:

Redondos: Implantes redondos tendem a fornecer mais volume na metade superior da mama, dando o efeito visual mais desejado atualmente pela maioria das mulheres, aquela curvinha mais sensual no colo das mamas.

Anatômicos ou em forma de gota: Os implantes em forma de gota são moldados de forma mais natural e visam dar um resultado mais anatômico, com menos plenitude superior.

Preparando-se para cirurgia de mastopexia com prótese

Sua saúde e segurança é primordial e qualquer cirurgia cosmética deve ser adiada se você não estiver bem por qualquer motivo. É importante que você entre em contato conosco, se algo se alterar com a sua saúde e bem estar geral antes da cirurgia.

Antes de se submeter à cirurgia mastopexia com prótese, você deve seguir esse roteiro nas 4 semanas anteriores da cirurgia:

  • Pare de fumar e comprometa-se a tornar isso uma mudança de estilo de vida a longo prazo.
  • Pare de tomar aspirina e anti-inflamatórios.
  • Pare de tomar suplementos e medicamentos naturais, ou à base de ervas, que foram contra-indicados pelo seu cirurgião plástico.

Antes da cirurgia, você pode precisar passar por alguns exames, então leve em consideração se você precisar tirar uma folga do trabalho. Após a cirurgia, você provavelmente sentirá algum desconforto e deve se programar para ficar afastada do trabalho por pelo menos 2 semanas. Isso, no entanto, dependerá do tipo de trabalho que você executa. Você ficará ciente do abordagem da Dra. Rita Sotelo nas consultas anteriores à cirurgia.

A cirurgia

A cirurgia de mastopexia com prótese de silicone geralmente leva entre 1,5 e 2,5 horas sob anestesia geral. As incisões são localizadas ao redor da aréola e quase sempre há uma cicatriz vertical da aréola ao sulco mamário.

Também pode haver a necessidade de se colocar uma cicatriz adicional no sulco da mama, a chamada cicatriz em T invertido. Logo após a ressecação de pele da elevação das mamas, o procedimento de aumento é iniciado com uma incisão provavelmente no sulco mamário.

O implante mamário é colocado na posição escolhida, seja sob a glândula, sob o músculo ou uma combinação de ambos, o chamado dual plane e as incisões são então fechadas com pontos reabsorvíveis estabelecendo-se o novo formato das mamas, mais elevadas e plenas em volume.

mastopexia com prótese a cirurgia

Depois da cirurgia

Após a cirurgia, a maioria dos pacientes retorna ao quarto em uma hora. A maioria dos pacientes consegue comer, beber e deambular assim que o efeito do anestésico passa. A maioria dos pacientes não precisa de um dreno (um tubo pequeno para remover fluidos de uma incisão cirúrgica), mas ele pode ser necessário em alguns casos.

Assim que o efeito da anestesia desaparece, você pode sentir algum desconforto, o que poderá exigir analgesia (medicação para dor). Os implantes muitas vezes de início parecem ‘duros’ e estarão mais altos do que a posição final depois de alguns meses. A pele ao redor dos implantes também pode parecer “apertada” demais. Devido à novidade que é ter implantes de silicone dentro do tórax, você pode sentir uma leve pressão no peito.

A maioria das pacientes da cirurgia de mastopexia com prótese pode ir para casa no mesmo dia com um sutiã pós cirúrgico, que deve ser usado dia e noite por pelo menos 4 semanas.

Lembre-se que alguém precisará levá-la para casa após a cirurgia e você precisará de apoio domiciliar para ajudá-la nas tarefas do dia-a-dia. Instruções serão dadas sobre como manter as feridas secas e limpas pela próxima semana e quais medidas tomar para garantir uma melhor cicatrização.

Após uma semana, você retornará à clínica para revisar as incisões e receberá um plano de fisioterapia dermato funcional para que tenha o melhor resultado final.

Posts recentes

Deixe sua mensagem ou ligue para (51) 3748-3761. Se preferir mande uma mensagem via WhatsApp para (51) 99730-9250.

          

Médicos Responsáveis

Dr. Nelson Sandoval
Cirurgião Geral
CRM-RS: 5.745 e RQE: 12.301

 

Dra. Rita Sotelo
Cirurgiã Plástica
CRM-RS: 28300 e RQE: 20640
www.clinicasotelo.med.br

Clínica Central Lajeado-RS
Rua Marechal Deodoro, 491 – Centro
Fone: (51) 3748.3761 / 99730.9250

 

Consultório em Teutônia RS
Rua Dom Pedro II, 803 – Canabarro
Fone: (51) 3762.8461 / 997927465