Prótese de Silicone em Lajeado – RS
Tocador de vídeo
A cirurgia plástica de implante de prótese de silicone mamária, também conhecida como “mamoplastia de aumento”, é um procedimento cirúrgico desenvolvido, testado e aprovado há décadas, para aumentar o tamanho das mamas.
Muitas mulheres tem conquistado um novo visual, mais equilibrado e sensual, com o aumento do volume das mamas com prótese de silicone. Elas são feitas para atender de forma perfeita cada perfil corporal específico.
A cirurgia de aumento das mamas é indicada para mulheres que querem dar um novo contorno e formato aos seios, mas também para aquelas que perderam volume mamário após a amamentação. Pode ser feita juntamente com o lifting de mamas (mastopexia), o que permite além de rechear o sutiã, elevar mamas flácidas ou ligeiramente caídas.
A escolha do tipo de prótese, o local de incisão e o plano onde a prótese ficará alojada nas mamas é bastante técnica e deve ser feita pelo cirurgião plástico em conjunto com a paciente para atender seus desejos.
Para a maior parte das mulheres, o aumento das mamas é uma forma de melhorar sua autoestima e autoconfiança. Para outras, no entanto, a prótese de silicone é parte da reconstrução de uma ou ambas as mamas, após a mastectomia, nos casos de câncer de mama ou de outras doenças que envolvam a retirada de tecido mamário.
Se você está considerando a cirurgia de prótese de silicone em Lajeado, consulte um cirurgião plástico. Certifique-se de entender o que é, os possíveis riscos, complicações e obter as informações e acompanhamento necessário.
Quando Considerar
As razões para uma mulher optar pela a cirurgia de prótese de silicone nas mamas são muito pessoais.
O aumento das mamas pode ajudá-la a:
- Melhorar a aparência dos seios: se você acha que eles são muito pequenos e se está preocupada com assimetria (um seio menor que o outro).
- Renovar o visual das mamas devido à pequena ptose (queda) e redução do tamanho após a gravidez.
- Reconstruir as mamas após a mastectomia, devido a câncer ou outros transtornos.
- Melhorar sua confiança e auto-estima.
Converse com nossa cirurgiã plástica, a Dra. Rita Sotelo, sobre seus objetivos, a fim de desenvolver uma expectativa realista do que uma cirurgia de prótese de silicone em Lajeado pode fazer por você.
O que considerar
Antes de decidir continuar com a cirurgia, considere alguns fatores importantes sobre a mamoplastia de aumento:
- Os implantes de silicone não impedem a flacidez dos seus seios: Para corrigir mamas flácidas, você pode precisar de uma mastopexia (retirada do excesso de pele) com ou sem a colocação de prótese de silicone.
- Não há garantia de que os implantes mamários durarão a vida toda: Alguns estudos indicam que a possibilidade existe, mas é preciso mais tempo para análise. Além disso, casos como a contratura capsular (quando a natural incorporação de tecido cicatrizial em torno da prótese altera sua estrutura, comprimindo-a), são raros, mas podem acontecer e exigirem a substituição das próteses.
- As mamas continuarão a envelhecer após a mamoplastia de aumento: e alguns fatores, como ganho de peso ou perda de peso, podem mudar ainda mais sua aparência. Qualquer um desses fatores pode levar a necessidade de outra cirurgia plástica.
- Mamografias podem ser mais complicadas: Se você fez a cirurgia de prótese de silicone, além das mamografias de rotina, você precisará de outros exames especiais feitos com profissionais qualificados.
- Você pode precisar de exames de ressonância magnética de rotina: Recomenda-se o controle dos implantes de silicone com exames de ressonância magnética a cada dois anos a partir do terceiro ano após a cirurgia de implante.
- Os implantes mamários podem complicar a amamentação em certos casos. Algumas mulheres podem amamentar sem problemas com a prótese de silicone, para outras, no entanto, a amamentação pode ser mais desafiadora.
- Se você decidir remover a prótese de silicone, precisará se submeter a outra cirurgia das mamas e muitas vezes com ressecação de pele para que os seios mantenham sua estrutura e uma aparência agradável do ponto de vista estético.
Estes são os principais “contras” a se pesar ao considerar o aumento de seios. Se você deseja se concentrar no que pode ser um empecilho no seu caso, nada melhor do que consultar a Dra. Rita Sotelo.
Candidatas
Algumas razões pelas quais você pode querer considerar o aumento das mamas:
- Você acredita que seus seios são pequenos demais.
- Baixa autoestima ao usar maiôs, biquínis ou tops.
- Roupas que se ajustam aos quadris são muito grandes na linha do busto.
- Seus seios ficaram menores ou menos firmes depois que você teve filhos.
- Seus seios ficaram menores devido à perda de peso.
- Um dos seus seios é visivelmente menor que o outro.
Se você está em boas condições de saúde, tem uma atitude positiva e expectativas realistas, provavelmente é uma boa candidata para colocar prótese de silicone nas mamas.
A Consulta
Sua consulta inicial será usada para determinar se você é uma boa candidata para a cirurgia plástica de aumento das mamas em Lajeado. Além de discutir seus objetivos a Dra. Rita Sotelo avaliará se você tem uma quantidade adequada de tecido mole em seus seios para cobrir e apoiar os implantes de sua escolha. Essa cobertura não apenas ajuda a garantir que o procedimento possa ser realizado com mais segurança e eficácia, mas também na escolha do plano de colocação da prótese de silicone (acima ou abaixo do músculo), que ajudará a produzir resultados mais naturais depois da cirurgia.
Como defensora do pleno conhecimento da paciente a respeito das cirurgias, a Dra. Rita Sotelo fornecerá instruções detalhadas pré e pós-operatórias durante a consulta de avaliação. Isso minimiza os riscos e prepara melhor a paciente sobre o que esperar antes, durante e depois de todo o processo de aumento de mamas em Lajeado.
Você descobrirá que a maioria das suas perguntas sobre a mamoplastia de aumento serão respondidas nesta consulta. Se você está pronta para dar o próximo passo em direção a colocação da prótese de silicone nas mamas, nós encorajamos que você entre em contato com nossa clínica para agendar sua consulta com a Dra. Rita.
Implantes mamários
Há vários formatos e modelos de próteses de mama, cada uma com uma indicação específica que depende do tipo de mama desejada pela paciente e do plano anatômico escolhido para colocação da prótese.
Dentre as variações de característica entre os tipos de próteses, 4 são principais:
◾ Formato: A prótese de silicone pode ser basicamente redonda, cônica ou anatômica (a prótese em gota).
Na Clínica Sotelo o desejo por mamas mais marcadas é bastante comum, já que hoje, ter uma prótese de silicone é considerado algo até valorizado pelas mulheres.
Por isso a preferência por próteses redondas tem sido cada vez maior. Elas são responsáveis por deixar as mamas arredondadas e fazem com que a porção exposta no decote fique preenchida com aquelas curvinhas mais bonitas e marcadas.
No entanto como cada mulher tem mamas bem diferentes entre si, a escolha do formato deve ser criterioso e combinar muitos fatores: aspecto do colo, projeção desejada, preenchimento na base, na altura central das mamas e muitos outros.
◾ Perfil: Os perfis são basicamente quatro. Baixo, moderado, alto e super alto, mas as definições variam de acordo com o fabricante.
Essa variação de perfis existem para proporcionar um resultado mais bonito às mamas, projetando-as mais ou menos. Para a escolha do perfil, se considera sempre o tamanho do tórax, tendência à flacidez, objetivo e expectativa da paciente.
O formato e o perfil trabalham juntos para definir as características desejadas pela paciente e obter o resultado certo.
◾ Conteúdo: As próteses podem ser de silicone ou soro fisiológico (solução salina). Aqui no Brasil se difundiu fortemente o uso das de silicone, enquanto nos Estados Unidos a escolha número 1 ainda seja a preenchida com soro.
Para a Dra. Rita Sotelo, os implantes de gel de silicone têm uma textura mais natural e frequentemente parecem mais naturais que os implantes salinos.
Isso ocorre porque os implantes de gel de silicone são projetados para ter uma certa espessura que é notavelmente semelhante ao tecido mamário natural.
◾ Revestimentos: Liso ou Texturizado. As próteses texturizadas tem tornado ainda mais rara a contratura capsular.
Tamanho do implante mamário
A seleção do tamanho do implante mamário é certamente uma parte muito importante do processo de tomada de decisão. A Dra. Rita Sotelo fará todo o processo com você, em busca de determinar o tamanho ideal das mamas que você gostaria de ter.
Na consulta de avaliação antes da sua mamoplastia de aumento, seus seios serão cuidadosamente medidos. Essas medições serão registradas e estudadas em um esforço para determinar o tamanho e as dimensões dos implantes de mama mais apropriados para você e seu biotipo. A Dra. Rita dá especial atenção a sua anatomia mamária em um esforço para garantir que você tenha uma cobertura adequada e as próteses se pareçam o mais naturais possíveis, se esse for seu objetivo.
Uma variedade de tamanhos e dimensões de implantes mamários serão mostradas à você na consulta pré-operatória. A determinação final do tamanho do implante mamário no entanto será determinada definitivamente somente no centro cirúrgico com base na aparência dos seus seios após a colocação dos implantes em contraponto com o desejo específico demonstrado.
Nem sempre é possível determinar, no pré-operatório, o tamanho da prótese que melhor adaptará ao tamanho de mama desejada por você, por isso durante a cirurgia são usados alguns modelos para determinar como será o implante de silicone depois de ter sido colocado.
Plano anatômico
O plano diz respeito ao local onde a prótese ficará localizada dentro da mama. Existem duas posições mais usadas:
- abaixo da glândula
- abaixo do músculo
O plano depende basicamente da quantidade de volume mamário e tecidos moles que a mama da mulher apresenta. Mulheres com pouquíssima mama, normalmente tem indicação para o plano abaixo do músculo, para deixar a prótese mais revestida e menos visível.
Técnicas de Colocação:
A preferência da Dra. Rita Sotelo é geralmente colocar os implantes mamários abaixo do tecido muscular. Isso proporciona cobertura adicional de tecido mole sobre o implante e limita a visibilidade do próprio implante. Esta maior quantidade de tecido mole dá aos seios uma inclinação mais suave na parte superior da área da mama e também um contorno mais suave e normal. A Dra. Rita é especialista em dar uma aparência mais natural às suas cirurgias de prótese de silicone em Lajeado.
Alguns estudos apresentados dizem que a mamografia não é afetada de forma diferente dependendo do plano escolhido. Muitos cirurgiões também tem chegado a conclusão de que a colocação sub-muscular diminui as chances de contratura capsular.
Incisões e Cicatrizes
Vias de Acesso:
São 3 as principais vias de acesso (incisões).
- A prótese de mama pode ser colocada de forma periareolar ou seja, em volta da aréola.
- Através de incisão submamária, no sulco escondido abaixo das mamas
- E através de uma corte na axila, preferida pela Dra. Rita Sotelo, pois a cicatriz fica extremamente bem escondida.
Importante no entanto é saber que cada via de acesso, plano anatômico, formato, conteúdo ou revestimento tem suas vantagens e desvantagens e as aplicações variam de acordo com a anatomia e objetivos da paciente.
A escolha dessas características deve ser avaliada em parceria com a Dra. Rita Sotelo, que explicará todos os benefícios e prejuízos de cada técnica. Ao fazer sua consulta de avaliação leve também suas dúvidas a respeito de cada ponto.
Lembre-se, um paciente educado sobre o procedimento se satisfaz ainda mais com os resultados, pois sabe exatamente o que quer.
Plano de tratamento
Com base em suas metas e características físicas, bem como na experiência de nossa cirurgiã plástica, será compartilhado com você recomendações que incluem:
- A abordagem para a sua cirurgia e os hospitais disponíveis.
- O tempo de duração estimado para a cirurgia e o que esperar do procedimento.
- As opções de anestesia.
- Os resultados esperados para a sua mamoplastia de aumento.
- Riscos associados e complicações.
- O que é necessário para se preparar para a cirurgia.
- O que você pode esperar na recuperação da cirurgia.
- O investimento financeiro necessário.
A Cirurgia de Prótese de Silicone em Lajeado
Sua cirurgia de aumento de mamas será realizada em um centro cirúrgico credenciado com todo conforto e segurança dentro da Clínica Sotelo. A maioria dos procedimentos de aumento de mama leva pelo menos de uma a três horas.
Pouco antes do procedimento nosso anestesiologista administrará medicamentos para o seu conforto durante a cirurgia.
A anestesia geral é comumente usada no procedimento de prótese de silicone, embora a anestesia local ou a sedação intravenosa possam ser desejáveis em alguns casos.
A Dra. Rita Sotelo iniciará então o plano cirúrgico discutido com você antes da cirurgia.
Para inserir o implante mamário, ela fará uma única incisão de acesso ao espaço que abrigará a prótese de silicone.
Depois de fazer uma incisão, a Dra. Rita Sotelo separará o tecido mamário dos músculos e do tecido conjuntivo do tórax. Isso cria uma “loja”, que é como se chama o espaço atrás ou na frente do músculo mais externo da parede torácica (músculo peitoral). Ela irá inserir o implante neste espaço e centralizá-lo cuidadosamente com base nos mamilos.
Quando o implante já se encontra no lugar, a incisão é fechada, geralmente com pontos (suturas), e uma bandagem é colocada com fita cirúrgica e fita adesiva para proteção e garantia de melhor cicatrização.
Após a conclusão do procedimento, você será levada a uma área de recuperação, onde continuará sendo monitorada de perto.
Cuidados e recuperação
A Dra. Rita discutirá com você quanto tempo será necessário antes que você possa retomar seu nível normal de atividade e trabalho. Após a cirurgia, você e seu cuidador receberão instruções detalhadas sobre os cuidados pós-cirúrgicos, incluindo informações sobre:
- Drenos (se forem colocados).
- Sintomas que você pode experimentar.
- Sinais potenciais de complicação.
- Medicamentos para dor.
- Cuidados com a cicatrização.
Imediatamente após a cirurgia de aumento de mama
Após o procedimento de mamoplastia de aumento, você será vestida com um sutiã cirúrgico que ajudará na sustentação e proteção das mamas.
O implante de prótese de silicone em Lajeado estica o tecido mamário e pode ser dolorosa, especialmente quando os implantes são colocados sob o músculo peitoral. Normalmente, a maior parte da dor é sentida nas primeiras 48 horas após a cirurgia. Seu nível de dor normalmente diminui a cada dia e pode ser efetivamente tratada com analgésicos de uso diário.
Seus seios podem ficar rijos e sensíveis ao toque e sua pele pode ficar quente ou com coceira. Você também pode ter dificuldade em levantar os braços. Isso tudo é comum, não se alarme.
Alguma descoloração e inchaço ocorrerão inicialmente, mas isso desaparecerá rapidamente. A maior parte do inchaço residual será eliminado dentro de um mês.
Quando os efeitos da anestesia desaparecerem, você poderá sentir um pouco de dor. Se a dor for extrema ou duradoura, entre em contato com seu médico. Você também pode apresentar um pouco de vermelhidão e inchaço após a cirurgia.
Se tiver dúvidas na recuperação contate a Dra. Rita. Você pode querer saber se a sua dor, vermelhidão e inchaço estão em nível normal ou se são sinal de um problema.
Tempo de recuperação após o aumento das mamas
Imediatamente após a cirurgia de prótese de silicone você deve ser capaz de andar sem assistência . É muito importante que você ande alguns minutos a cada hora para reduzir o risco de formação de coágulos nas pernas.
É de vital importância que você siga todas as instruções que serão fornecidas pela Dra. Rita para o período de recuperação. Elas incluirão informações sobre como usar o sutiã cirúrgico, cuidado com os drenos, como tomar os antibióticos caso sejam prescritos e o nível e os tipos de atividades que são seguras.
A Dra. Rita Sotelo também fornecerá instruções detalhadas sobre os sintomas que você irá sentir e quaisquer possíveis sinais de complicações. É importante perceber que o tempo necessário para a recuperação varia muito entre os indivíduos.
A primeira semana
Por dois a cinco dias, você pode sentir as mamas e a região torácica rígida e dolorida.
O curativo cirúrgico será removido dentro de alguns dias. Use o sutiã de suporte das mamas.
Você terá permissão para tomar banho entre um e sete dias após a cirurgia.
Suturas externas serão removidas em cerca de uma semana. Se a Dra. Rita Sotelo usar cola cirúrgica ou fita adesiva, ela cairá sozinha em uma semana ou duas.
Você pode voltar a trabalhar dentro de alguns dias a uma semana, dependendo do tipo de trabalho e sua exigência física.
Você deve evitar levantar, puxar ou empurrar qualquer coisa que cause dor e limite a atividade extenuante. A inclinação da parte superior do corpo também deve ser moderada, caso isso cause desconforto.
Duas a seis semanas
Atividade física deve ser bem limitada pelo menos nas primeiras duas semanas após a cirurgia. Depois disso, tome cuidado para ser extremamente gentil com impactos nos seus seios pelo menos até o próximo mês. Relações íntimas devem ser guiadas pelo seu nível de conforto.
Longo prazo
A Dra. Rita Sotelo encorajará você a agendar mamografias de rotina na frequência recomendada para sua faixa etária. Após o aumento dos seios, você deve continuar a realizar o auto-exame das mamas.
Riscos
O aumento de mama apresenta vários riscos, como os seguintes:
- Contratura capsular: o tecido cicatricial, que envolve a prótese de silicone, distorce a sua forma.
- Infecção.
- Má qualidade da cicatriz
- Alterações na sensibilidade dos mamilos ou seios, geralmente temporárias.
- Ruptura do implante (praticamente apenas em acidentes de tórax)
- A correção de qualquer uma dessas complicações pode exigir cirurgia adicional, seja para remover ou substituir os implantes, bem como reformular as cicatrizes.
A FDA americana identificou uma possível associação entre os implantes mamários e o desenvolvimento do linfoma anaplásico de grandes células, um tipo raro de câncer do sistema imunológico. A FDA acredita que as mulheres com implantes mamários podem ter um risco muito baixo, mas maior, de ter um linfoma anaplásico de grandes células. No entanto, é necessário continuar investigando para entender completamente a relação entre este tipo de linfoma e implantes mamários.
Detecção de Câncer de Mama
Se você está em uma idade em que deve fazer exames regulares de mamografia, será importante selecionar um técnico de radiologia com experiência em examinar mamas aumentadas com prótese de silicone. Imagens adicionais de seus seios são frequentemente necessárias para aquelas mulheres que fizeram uma mamoplastia de aumento.
A Dra. Rita, em alguns casos, pode recomendar outros tipos de exames, como ultra-sonografia ou ressonância magnética. É possível que a presença de implantes mamários possa atrasar ou dificultar a detecção precoce do câncer de mama. Por isso avise sempre da presença dos implantes de silicone ao seu ginecologista e técnico de imagem.
Você pode ajudar a minimizar certos riscos seguindo os conselhos e instruções da Dra. Rita Sotelo antes e depois da cirurgia de aumento das mamas.
Deixe sua mensagem ou ligue para (51) 3748-3761. Se preferir mande uma mensagem via WhatsApp para (51) 99730-9250.
Médicos Responsáveis
Dr. Nelson Sandoval
Cirurgião Geral
CRM-RS: 5.745 e RQE: 12.301
Dra. Rita Sotelo
Cirurgiã Plástica
CRM-RS: 28300 e RQE: 20640
www.clinicasotelo.med.br
Clínica Central Lajeado-RS
Rua Marechal Deodoro, 491 – Centro
Fone: (51) 3748.3761 / 99730.9250
Consultório em Teutônia RS
Rua Dom Pedro II, 803 – Canabarro
Fone: (51) 3762.8461 / 997927465