Prótese Mamária – Perguntas e Respostas – FAQ
O aumento dos seios com prótese mamária é adequado para todas as mulheres?
A cirurgia plástica de aumento das mamas com prótese mamária não é para todas as mulheres, mas para aquelas mulheres que se sentem incomodadas com algumas coisas relativas aos seus seios, tais como:
- as mamas não serem proporcionais
- são muito pequenas
- os seios perderam a forma, após uma perda de peso ou depois de uma ou mais gestações
A maioria das mulheres ,que considera fazer a cirurgia de prótese de mamas, são boas candidatas para o procedimento.
Estar em bom estado geral é necessário e quaisquer preocupações sobre a saúde das mamas, devem ser resolvidas antes de se submeter a qualquer cirurgia estética de mama.
De importância fundamental, é que as pacientes tenham expectativas realistas sobre o que é possível se obter com os implantes de de silicone. As pacientes devem entender que sua anatomia influenciará nas recomendações e, em alguns casos, limitará suas opções. Mulheres que passam por todos esses crivos, analisaram cuidadosamente sua decisão e estão optando pelo implante de silicone porque querem – e não porque outra pessoa as está estimulando a aumentar seus seios – são, definitivamente, as melhores candidatas.
Quais são os principais motivos para aumentar as mamas?
A cirurgia de prótese mamária não é apenas para mulheres que tem seios pequenos. O procedimento pode aumentar a confiança de mulheres com mamas de tamanhos que não seriam consideradas um “problema”, ao melhorar as proporções do seu corpo e sua auto estima. O desejo da mulher é o que conta. Mulheres com seios de tamanhos diferentes entre si – o que é bastante comum – conseguem aumentar os seios e equilibrar a assimetria ao mesmo tempo.
Além disso, o aumento das mama é importantíssimo para restaurar o volume de seios com aparência “murcha”, após uma ou mais gestações ou após a perda de uma quantidade significativa de peso.
Mamas flácidas podem ser “levantadas” com o implante de uma prótese mamária?
A maioria dos seios será “levantado”, ao menos moderadamente, com a colocação de um implante mamário. O grau em que isso acontece é bastante variável e depende principalmente das características individuais, da elasticidade da pele das mamas e do tamanho do implante colocado. Casos com ptose -queda- leve podem realmente ser beneficiados.
Para seios com mamilos que caem abaixo do sulco da mama, uma cirurgia de elevação do seios, a chamada mastopexia ou lifting de mamas, é necessária. Esta cirurgia infelizmente irá adicionar cicatrizes ao redor da aréola e provavelmente abaixo dela, ao contrário da maioria das cirurgias de aumento de mama. Sem esta cirurgia adicional para remover o excesso de pele, a colocação do implante não poderia corrigir adequadamente a flacidez e as mamas ficariam muito caídas.
Pacientes que passam pela mastopexia, mas que manteriam mamas pequenas, podem optar pela prótese de mamas como um adicional no mesmo procedimento. A cirurgia de mastopexia com prótese mamária de silicone é muito comum.
A Dra. Rita Sotelo irá rever estas questões cuidadosamente com você durante consulta.
Devo esperar para fazer o aumento de mamas após ter filhos?
A decisão de fazer um procedimento é pessoal. Não há um tempo “certo” ou “errado”. Uma mulher pode apreciar os resultados de fazer o aumento antes de decidir ter uma família. É bastante improvável que o aumento dos seios mude a capacidade de amamentar seu bebê, mas pode acontecer. Há também um pequeno risco de que a sensação dos mamilos diminua após o aumento das mamas possivelmente interferindo nos reflexos necessários para a amamentação.
A gravidez mudará o tamanho e a forma dos seios de uma mulher, quer ela tenha implantes ou não. Essas alterações podem afetar negativamente a aparência estética de qualquer mama. Seios, aumentados ou não, freqüentemente perdem volume e sofrem ptose após o aumento de volume natural da gravidez e ,subsequente, diminuição do volume após o parto e a amamentação.
Se a mulher optar pela cirurgia antes de ter filhos, geralmente é recomendado que a gravidez seja adiada por até 6 meses após a cirurgia.
Poderei amamentar após a colocação de prótese mamária?
Sim. Mesmo a colocação do implante de prótese mamária abaixo do tecido mamário, na colocação chamada subglandular, não afeta a capacidade da mama para produzir leite. Da mesma forma, a colocação submuscular, preserva o bom funcionamento da mama. Com a incisão periareolar, no entanto pode existir um aumento
Certifique-se de discutir suas necessidades de amamentação com seu cirurgião durante sua consulta.
O que acontece durante a consulta?
A maioria das pacientes de aumento de mamas chegam para suas consultas já bastante bem informadas sobre suas escolhas e o procedimento. Mas a consulta continua sendo um passo muito importante, tanto para ajudá-las na escolha do cirurgião plástico, quanto para permitir que o cirurgião tenha uma discussão aberta e honesta sobre as metas e expectativas.
A consulta também incluirá o exame físico, onde a paciente é medida e tem as mamas analisadas para que se permita definir com precisão o tamanho, tipo, perfil e outras características da prótese e do seu posicionamento, que provavelmente -a escolha definitiva se dá somente em cirurgia- ajudará na obtenção dos melhores resultados.
E se eu não souber o que quero?
A maioria das mulheres que considera o aumento das mamas tem uma ideia geral de seus objetivos, mas também muitas dúvidas sobre as várias opções em relação ao procedimento. Além do tamanho dos implantes de prótese mamária de silicone, existem escolhas envolvendo as incisões, a localização específica dos implantes e o tipo de implante utilizado. A Dra. Rita Sotelo explica cuidadosamente os benefícios e limitações de cada opção e pode recomendar certas escolhas com base nas metas que você descrever. Em última análise, as decisões são tomadas de forma colaborativa depois que a Dra. Rita realiza a avaliação, com base em sua experiência e especialização de anos em mamoplastia de aumento.
Quais formas de implante de silicone estão disponíveis?
Implantes de prótese mamária de silicone tem 2 formas/perfis básicos: redondas e anatômicas.
Um implante anatômico, ou em forma de gota, é usado mais comumente nas cirurgias reconstrutivas e podem proporcionar excelente projeção com menos plenitude e contorno na parte superior da mama, o colo. As mamas realmente ficam bem naturais.
Um implante redondo geralmente produzirá um contorno mamário superior mais proeminente. O colo se destacará e aquelas marquinhas contornadas se sobressairão. O implante redondo tem sido o preferido da maioria das mulheres que procuram a cirurgia por fins estéticos e atualmente, a Dra. Rita tem notado maior satisfação das pacientes com o implante desse tipo de prótese.
Como os seios são aumentados?
Existem duas formas de aumentar os seios: próteses e transferência de gordura (lipoenxertia). O transplante de gordura usa a lipoaspiração para coletar o excesso de gordura de outras partes do corpo do paciente e então injetar a gordura nos seios. A técnica ainda está em estágio inicial se comparada com os anos e anos de implantes protéticos. Apesar de ser uma substância natural, o enxerto gordura tem alguns problemas como a reabsorção do organismo que ocorre naturalmente reduzindo o volume injetado em até 40%. Essa redução pode causar assimetria e frustrar os resultados. A Dra. Rita prefere fazer suas mamoplastias de aumento com próteses, que são seguras, testadas e tem resultados visíveis praticamente imediatos.
Entretanto a técnica de enxertia de gordura tem se popularizado e mostrado excelentes resultados nos glúteos.
Para obter mamas mais proeminentes é melhor optar pelos implantes ou pela lipoenxertia de gordura nas mamas?
A mamoplastia de aumento utilizando implantes de silicone é apropriada para mulheres que querem aumentar significativamente o tamanho da mama. A mamoplastia de aumento usando enxertia de gordura é no entanto bastante apropriada para mulheres que não estão procurando um aumento dramático no tamanho das mamas, e que desejam mamas que se pareçam as mais naturais possíveis.
Em alguns casos, implantes e enxertia de gordura são usados em conjunto.
Qual é a diferença entre colocar implantes “sob” o músculo (submuscular) e “sobre” o músculo (subglandular)?
Durante a cirurgia da mamas, a prótese mamária pode ser colocada sob o músculo peitoral (submuscular) ou entre o tecido mamário e o músculo peitoral (subglandular).
A maioria dos cirurgiões usa o plano submuscular, abaixo do músculo peitoral, pois isso torna o contorno, especialmente na parte superior da mama, melhor e oferece uma forma mais natural nessa região. A escolha submuscular também suaviza e melhora a aparência das mamas em mulheres que são mais magras ou que solicitam implantes maiores. A vigilância do câncer de mama e mamografias após implantes mamários também são mais fáceis de se realizar em mulheres com implantes colocados sob o músculo.
A colocação subglandular significa que os seus implantes são inseridos mais perto da superfície, por baixo do tecido mamário existente, mas acima do músculo peitoral.
Um implante de prótese mamária em posição subglandular ou seja, colocado diretamente abaixo da glândula mamária, em alguns casos poderá denunciar mais o implante e dar uma impressão mais cheia e redonda, especialmente na área superior. Dependendo do tamanho dos seus seios e da distribuição do tecido mamário, os implantes subglandulares podem ser ainda mais perceptíveis.
A colocação subglandular também parece, segundo os estudos, aumentar o potencial para uma condição conhecida como contratura capsular, em que o tecido cicatricial que se forma em torno do implante o aperta, podendo distorcer e o endurecer. Em casos de contratura capsular você precisará de cirurgia adicional para remover e substituir o implante.
Quanto de cicatriz é causada pela mamoplastia de aumento?
Durante a mamoplastia de aumento com prótese mamária de silicone, as incisões são feitas em locais discretos (na axila, no sulco na parte de baixo das mamas ou ao redor da aréola), o que minimiza a visibilidade da cicatriz. A escolha dependerá de alguns fatores anatômicos e de algumas escolhas individuais de cada cirurgião plástico. A Dra. Rita tem preferência pela incisão axilar, que proporciona boa colocação das próteses com uma pequena marca escondida nas axilas.
Quais são os riscos associados ao aumento dos seios?
Os riscos de aumento de mama são inerentes ao próprio procedimento, independentemente do cirurgião ou localização do procedimento.
Embora sejam raros os riscos cirúrgicos são intrínsecos a qualquer procedimento cirúrgico incluindo o aumento dos seios. Podem ser relativos à reação anestésica, sangramento, infecção e má cicatrização. Outros riscos que ocorrem raramente incluem perda permanente de sensibilidade nos mamilos ou áreas superficiais das mamas, bem como a necessidade de cirurgia de revisão devido à qualidade da cicatriz ou à reações adversas da prótese de silicone.
Complicações são incomuns, mas incluem:
Contratura capsular
Contratura capsular é o termo que se refere a contratura decorrente do tecido cicatricial que se forma ao redor do implante mamário. Essa cicatrização interna ao redor das próteses de mamas é uma parte normal do processo de reação do organismo a um corpo estranho e na grande maioria dos casos, não apresenta problemas ao paciente. Em alguns casos, no entanto, o corpo cria muito tecido cicatricial, que pode apertar o implante mamário de modo que ela endurece, fica disforme e pode até se tornar doloroso.
Em casos de contratura capsular, A Dra. Rita deve realizar um procedimento adicional de retirada e substituição da prótese.
Obstrução da Mamografia
Particularmente no caso de implantes colocados no plano subglandular, os implantes mamários podem obstruir os resultados da mamografia com mais facilidade. Esta obstrução é menor no caso de implantes submusculares.
Independentemente do plano de colocação do implante, no entanto, é importante informar a presença da prótese mamária ao técnico que realiza a mamografia para que ele possa ajustar o procedimento à condição e evitar esses problemas.
Ruptura
Embora os implantes mamários sejam cuidadosamente projetados e regulados para permanecerem intactos, ainda existe a possibilidade de que um implante se rompa. A ruptura do implante é improvável durante atividades normais e os relatos são decorrentes de acidentes que atingem o tórax.
Rippling
Rippling é um efeito ondulatório que ocorre quando um implante mamário é repuxado pelo tecido cicatricial em seu entorno causando uma aparência ondulada na superfície da mama. É mais comum com implantes salinos.
A ondulação pode ocorrer em implantes acima ou abaixo do músculo peitoral, embora seja mais comum em implantes localizados acima do músculo.
Existe uma chance de se perder a sensibilidade no mamilo após o aumento das mamas?
A chance de se perder a sensibilidade em um ou nos dois mamilos, ou em alguma parte da superfície das mamas, após o aumento existe, mas é baixa. A maioria das mulheres terá perda de sensação após a cirurgia de aumento de mama. Para a maioria delas, isso dura de 6 a 12 meses antes de retornar ao normal. 15% das mulheres no entanto, têm alterações permanentes na sensibilidade dos mamilos.
Quanto tempo de recuperação requer a mamoplastia de aumento?
Após a mamoplastia de aumento com implantes de prótese mamária de silicone, a maioria das pacientes se sente cansada e dolorida, mas muitas retornam ao trabalho dentro de uma semana. Após a mamoplastia de aumento com transferência de gordura, o tempo de recuperação é bastante curto, com as atividades normais sendo retomadas assim que a paciente se sente confortável.
A mamoplastia de aumento aumentará meu risco de câncer de mama?
Esta é uma das perguntas mais freqüentes feitas por mulheres que consideram esta cirurgia. Muitos estudos já demonstraram que as mulheres que recebem implantes não correm maior risco de contrair câncer de mama. Além disso, os implantes não atrasam a detecção do câncer de mama. Numerosos estudos, bem como evidências do Instituto Nacional do Câncer, mostram que ter implantes de silicone não impede o paciente ou seu médico de encontrarem tumores de mama.
Finalmente, as pacientes com implante de prótese mamária, que têm câncer de mama, têm a mesma chance de obter remissão, ou estarem livres de câncer dentro de 5 anos.
Eu sou muito velha para a cirurgia?
Mulheres na faixa de 50 anos podem passar pela cirurgia de aumento de mama com bons resultados. As pacientes mais frequentes para esta cirurgia no entanto são mulheres na faixa de 30 anos com filhos e que vem considerando esta operação há alguns anos. Seja qual for a sua idade, a Dra. Rita encoraja o agendamento de uma consulta para encontrar o melhor caminho e analisar os objetivos cosméticos independentemente da idade da mulher.
Como escolho meu novo tamanho?
Esta é uma das decisões mais difíceis e, por muitas razões, tem o maior potencial de desapontamento. Durante sua consulta, a Dra. Rita Sotelo trabalhará com você para identificar o tamanho da mama que você deseja. O “tamanho da mama desejada” medido pelo tamanho do sutiã é variável e muitas vezes não é uma boa maneira de se definir o tamanho final. O tipo de prótese mamária, a projeção e o formato delas trabalham junto com o volume para oferecer as mamas ideias. Por isso nem sempre “mililitros” podem definir bons resultados.
No exame físico você poderá expor suas expectativas e terá seus objetivos cruzadas com a experiência da Dra. Rita Sotelo para que a escolha seja a ideal não só na questão estética imediata, mas na durabilidade e na manutenção dessa beleza.
Quanto custa a cirurgia de prótese de mamas?
Ao final da consulta você receberá um resumo detalhado de todos os custos associados à cirurgia de aumento de mamas e uma explicação detalhada sobre as formas de pagamento, podendo definir no mesmo momento ou posteriormente sobre a realização do procedimento.
Quanto tempo até que eu possa me exercitar?
Recomenda-se que os pacientes comecem a andar imediatamente após a cirurgia. No entanto, as mulheres não devem realizar nenhum exercício físico intenso até seis semanas após a operação. Exercícios físicos intensos, incluindo levantamento de pesos, ciclismo, corrida e outras atividades podem fazer com que os implantes mudem de posição ou causem problemas de cicatrização que podem alterar a aparência das mamas após a cirurgia.
Quando posso voltar a trabalhar?
Isso depende do seu trabalho e de suas demandas físicas. Algumas orientações gerais são: Os movimentos do braço, como a elevação acima dos ombros, devem ser evitados nas primeiras 2 semanas. Não levante qualquer coisa mais pesada que 3 quilos por 6 semanas após a operação. Estas restrições podem impedir que algumas mulheres retornem ao trabalho.
Quanta dor posso esperar?
A dor da cirurgia de aumento de mamas fica geralmente na faixa leve e pode ser bem controlada com medicação nos primeiros 15 dias após a cirurgia. É importante notar que qualquer dor aguda ou que não melhore com os analgésicos recomendados após a cirurgia pode significar infecção ou outras complicações. Fique atenta!
Os implantes de prótese mamária interferirão nas atividades físicas?
A longo prazo, é improvável que os implantes mamários afetem a amplitude de movimento, a força muscular ou outras habilidades físicas. Você se sentirá confortável com suas próteses assim que isso se tornar parte de você, o que deve ocorrer no máximo até o fim do primeiro ano de recuperação.
Quando posso voltar a dirigir?
As mulheres podem começar a dirigir duas a três semanas após a cirurgia, desde que não estejam tomando medicamentos para a dor.
Os novos implantes afetarão meu desempenho atlético? Posso levantar objetos pesados?
É improvável que você experimente mudanças de longo prazo no desempenho físico. Dependendo do tamanho do implante a maioria das mulheres não encontra problemas para realizar a maioria das atividades físicas após a cirurgia. O levantamento de peso ou o levantamento de objetos pesados não afetarão o implante quando a área estiver devidamente curada.
Meus implantes mamários precisam ser substituídos a cada 10 anos?
Os implantes de prótese mamária de silicone não precisam ser substituídos após 10 anos ou qualquer outro período de tempo específico. Embora a fonte exata dessa afirmação seja incerta, esse é um mito possivelmente relacionado ao fato de que alguns modelos de implantes mais antigos possuíam garantias que duravam apenas 10 anos. De todo modo revisões devem ser agendadas com no máximo 10 anos de espaço entre elas para reavaliação das próteses, ainda que nada indique essa necessidade.
Vou precisar de cirurgias adicionais?
Às vezes, cirurgias adicionais podem ser necessárias para pacientes que fazem a mamoplastia de aumento. Eles podem ocorrer em concomitância com o procedimento, como nos casos em que para alcançar a simetria ou firmeza ideal das mamas, seja recomendada uma mastopexia em associação ao aumento.
Há também casos em que as cirurgias adicionais podem ser necessárias se você enfrentar qualquer complicação após o aumento das mamas, como ruptura do implante, contratura capsular ou problemas com as suturas. Além disso, as mamas aumentadas envelhecerão como qualquer outra parte do corpo e as próteses mamárias não garantirão de forma alguma que uma uma nova cirurgia estética para as mamas não seja necessária após um tempo.
Durante sua consulta, você e a Dra. Rita Sotelo devem discutir a possibilidade de procedimentos adicionais após o aumento das mamas.
Deixe sua mensagem ou ligue para (51) 3748-3761. Se preferir mande uma mensagem via WhatsApp para (51) 99730-9250.
Médicos Responsáveis
Dr. Nelson Sandoval
Cirurgião Geral
CRM-RS: 5.745 e RQE: 12.301
Dra. Rita Sotelo
Cirurgiã Plástica
CRM-RS: 28300 e RQE: 20640
www.clinicasotelo.med.br
Clínica Central Lajeado-RS
Rua Marechal Deodoro, 491 – Centro
Fone: (51) 3748.3761 / 99730.9250
Consultório em Teutônia RS
Rua Dom Pedro II, 803 – Canabarro
Fone: (51) 3762.8461 / 997927465