Mamoplastia Redutora em Lajeado – RS

 

A cirurgia de redução de mama, ou mamoplastia redutora, é um procedimento de cirurgia plástica que reduz o tamanho e o peso das mamas, ajudando a criar um contorno mais esteticamente agradável e fisicamente confortável, adaptado ao corpo da paciente. Ao remover o excesso de tecido mamário, gordura e flacidez de pele, o cirurgião plástico pode não apenas tornar os seios menores, mais leves e mais firmes, mas também melhorar a simetria da mama, reduzir as aréolas alargadas e eliminar a ptose (queda das mamas).

Enquanto muitas pacientes escolhem a redução da mama para aliviar sintomas físicos como: dor nas costas, pescoço, marcas de sulcos das tiras dos sutiãs nos ombros, assaduras nos sulcos mamários ou desconforto durante o exercício, os benefícios estéticos da redução da mama não devem ser negligenciados:

  • Suas mamas serão levantadas e ficarão mais firmes, ajudando você a parecer mais jovem.
  • Vestir um sutiã se tornará mais confortável física e esteticamente.
  • Com seios de melhor proporção, sua silhueta geral será mais equilibrada.
  • O alongamento das aréolas e / ou mamilos grandes podem ser reduzidos durante o mesmo procedimento, ajudando você a ficarmais bonita.
  • Maiôs, sutiãs esportivos e roupas esportivas ficarão mais confortáveis, ajudando a aumentar sua confiança durante a atividade física.

redução de mama

Redução de Mama ou Mastopexia?

Cirurgia de redução de mama em Lajeado (mamoplastia redutora)

A cirurgia de redução de mama remove parte de tecido e pele dos seios para reduzir e reformular, como um todo, o tamanho das mamas. Também pode tornar a aréola (área de pele escura ao redor do mamilo) menor. Ele se aplica em casos onde a mama não apresenta apenas ptose (queda), mas tem realmente um volume grande que precisa ser reduzido.

Para remover o tecido (glândula, gordura e pele) sobressalente das mamas, o cirurgião primeiro fará uma ou mais incisões nas mamas. Após o excesso de tecido  ter sido removido, as incisões são fechadas com pontos. Na maioria dos casos o complexo mamilo-aréola precisa ser reposicionado para uma altura superior.

Muitas vezes, a lipoaspiração é usada em conjunto com a cirurgia de mamoplastia redutora. Porém, se a maior parte da mama aumentada é composta de tecido adiposo (gordura) e se a flacidez de pele não é um problema, a lipoaspiração sozinha pode ser suficiente para a redução da mama. Esses casos representam um número extremamente baixo nas reduções de mama.

A cirurgia de redução de mama em Lajeado é feita em sala de cirurgia, geralmente sob anestesia geral. A cirurgia geralmente leva de 3 a 5 horas. Um pernoite não é normalmente necessário. Para pequenas reduções, a cirurgia pode ser feita sob anestesia local e sedação .

mamas muito grandes principais queixas

Lifting de mama (mastopexia):

O lifting de mama é semelhante a uma redução de mama em praticamente tudo, exceto que, em alguns casos, apenas a pele é removida para eliminar a flacidez e reposicionar a mama. A mastopexia tem como objetivo elevar seios flácidos, o que é um problema comum também na redução de mama, que reduz seios grandes e pesados, mas também levanta o complexo mamilo-areolar como num efeito lifting.

As incisões de ambos os procedimentos são quase sempre as mesmas e as cicatrizes resultantes também.

Por que a mamoplastia redutora é feita?

A cirurgia de redução de mama é feita para alterar o tamanho, peso, firmeza e forma dos seios.

Você pode decidir fazer uma cirurgia de redução de mama para:

  • Sentir-se mais confortável: Seios grandes e pesados podem causar dores nas costas e no pescoço, irritação da pele e problemas de postura. O peso constante de seios exageradamente fartos também pode fazer com que as alças dos sutiãs deixemsulcos dolorosos nos ombros. A cirurgia de redução de mama pode eliminar esses problemas, na maioria dos casos.
  • Reduzir suas limitações: Seios grandes e pesados são extremamente prejudiciais e afetam o rendimento na prática esportivae outras atividades. Algumas atividades físicas podem ser dolorosas ou mais difíceis de executar em mulheres que têm seios grandes.
  • Mudar sua aparência: seios grandes, especialmente quando fora da proporção de sua altura e peso, podem ser embaraçosos. Adolescentes e mulheres jovens com seios grandes podem sentir-se especialmente desconfortáveis usando roupas de banho e outros tipos de roupas devido à atenção indesejadae focalizada. Também pode ser difícil encontrar roupas que vistam bem.

Quais os Resultados?

As mulheres que fazem a cirurgia de redução de mama em Lajeado, em geral, ficam extremamente satisfeitas. Poder tornar os seios menores, mais firmes, mais delineados e com proporções mais uniformes aumenta a autoestima e harmoniza a convivência social. Além do mais, alivia o desconforto físico e a dor causada por seios grandes.

Os resultados da cirurgia de redução de mama são considerados permanentes. Porém ,os seios podem ficar maiores ou a sua forma pode mudar como resultado da gravidez, ganho ou perda de peso.

Em alguns casos, a lipoaspiração pode precisar ser usada para devolver a melhor forma das mamas à mulheres que reduziram as mamas, mas tiveram perda de formato após alguns anos.

redução de mama antes e depois

Aleitamento Materno x Redução de Mama

Problemas com o aleitamento podem ocorrer em mulheres que fizeram cirurgia de redução de mama. Durante o procedimento de mamoplastia redutora, o cirurgião plástico remove parte da mama, o que pode incluir tecido glandular e dutos que produzem e transportam leite para o mamilo. Não é que a amamentação se torne impossível, mas, “a quantidade de leite produzida pelos seios após a cirurgia pode ser reduzida ou realmente interrompida”, cita a Dra. Rita Sotelo, chefe de cirurgia plástica da Clínica Sotelo, em Lajeado-RS.

Durante uma redução de mama, alguns dos nervos responsáveis pela sensação e pelo reflexo de descida, que sinaliza ao cérebro para produzir leite quando o bebê suga o mamilo, também podem ser afetados.

Felizmente, com o tipo mais comum de redução de mama, o cirurgião deixa o mamilo preso e faz incisões ao redor dele. Nesses casos, os nervos geralmente regridem e você recuperará a sensação (embora isso possa levar até um ano após a cirurgia). No entanto, se você tiver o que é chamado de “enxerto de mamilo livre”, o mamilo é realmente removido e depois reconectado como um enxerto de pele. Nesses casos, alguma sensação pode retornar, mas a amamentação será improvável.

Opções de Redução de Mama em Lajeado

A Dra. Rita Sotelo pode usar diversas técnicas cirúrgicas diferentes ao realizar a redução de mama. A técnica que qualquer cirurgião usará para as pacientes, dependerá da anatomia da mama, do tipo, da quantidade de tecido a ser removido e do resultado desejado.

As técnicas mais comuns ao se realizar uma redução de mama, ou mamoplastia redutora em Lajeado, são:

Redução de mama com cicatriz vertical ou “em pirulito”

As pacientes que precisam de uma redução moderada no tamanho dos seios e têm na queda um fator mais perceptível são, freqüentemente, boas candidatos para uma redução vertical das mamas. Isso envolve dois locais de incisão: um ao redor da borda da aréola (circumareolar) e uma segunda incisão na vertical desde a base da aréola até o sulco inframamário, o sulco abaixo do seio. Este padrão de incisão permite ao cirurgião plástico remover o excesso de gordura, pele e tecido mamário, remodelar internamente o novo seio em formato menor e realizar o efeito lifting, elevando o seio para uma posição mais bonita e jovial.

Apesar da redução de mama vertical deixar algumas cicatrizes nas mamas, ela é limitada à área abaixo do mamilo e, portanto, pode ser facilmente escondida por um sutiã, top ou biquíni.

Redução de mama em T-invertido ou “em âncora

A redução de mama em T-invertido envolve 3 incisões: uma ao redor da borda da aréola (circumareolar), uma vertical da aréola até o sulco das mamas e uma feita ao longo do sulco, horizontalmente. Como essa técnica permite o grau máximo de remoção e remodelação das mamas, os cirurgiões cosméticos normalmente usarão essa abordagem se uma paciente precisar de uma redução mais significativa do tamanho da mama e / ou apresentar uma flacidez ou assimetria considerável para corrigir.

As cicatrizes resultantes de uma redução em âncora ou T-invertido são semelhantes àquelas de uma redução vertical, com o acréscimo de uma cicatriz fina adicional correndo ao longo do sulco abaixo da mama. Com os devidos cuidados no pós operatório, as cicatrizes geralmente diminuem consideravelmente ao longo do primeiro ano após a cirurgia.

A cicatriz em T invertido também é facilmente escondida por roupas e até mesmo pelo biquíni.

tipos de incisão e cicatrizes mamoplastia redutora

Sua consulta de mamoplastia redutora em Lajeado

Antes da cirurgia de redução de mama em Lajeado, você se consultará, para uma avaliação, com a Dra. Rita Sotelo.  Você poderá falar sobre seu histórico médico, incluindo se já teve ou não nódulos mamários, ou algum diagnóstico e outras condições médicas, que afetam seus seios. A Dra. Rita também perguntará sobre o histórico médico de sua família.

Esteja preparada para discutir quaisquer problemas emocionais com quais você tenha lidado em relação aos seus seios e sobre como se sente fisicamente em relação à eles. Quaisquer condições físicas, que você tenha tido em decorrência de mamas grandes, também poderão ser citadas.

A Dra. Rita Sotelo ,então, examinará suas mamas. Ela irá medi-las e conversar com você sobre a quantidade de tecido mamário que precisará ser removido para atingir o objetivo. Você também aprenderá sobre como se preparar para a cirurgia e planejar sua recuperação. Pode ser solicitado que você faça uma mamografia antes da cirurgia. Fotos de seus seios serão tiradas para análise, comparação e arquivamento.

Durante sua consulta, a Dra. Rita perguntará sobre seus hábitos, incluindo se você fuma e quais medicamentos toma. Você poderá ter que parar de fumar por um período antes e depois da cirurgia para garantir a cicatrização adequada. Também pode ser necessário parar de tomar certos medicamentos, como Aspirina ou anti-inflamatórios. A Dra. Rita Sotelo lhe dará instruções sobre o que você precisa fazer.

Decidindo pela Redução de Mamas

Decidir se submeter a cirurgia de redução de mama em Lajeado é, geralmente, fácil. Após o contato em consulta, você se sentirá ótima em, conhecendo o procedimento em detalhes, saber que eliminará as dores no pescoço; os sulcos profundos em seus ombros e até a irritação de pele ,que os sutiãs causam em mamas saltitantes.

Basicamente, seu corpo já lhe diz que você precisa de uma mamoplastia redutora.

A Cirurgia Passo a Passo

Esse é um roteiro básico sobre como funciona uma mamoplastia redutora. Esse roteiro será explicado em detalhes durante a consulta,ao longo do exame físico.

1 – Anestesia

Medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. Muitas vezes, a anestesia geral é a escolha. Caso seja, você ficará dormindo durante todo o procedimento. No entanto, uma redução de mama também pode ser realizada usando uma combinação de anestesia local e sedação intravenosa, que aumentam suas possibilidades de voltar para casa no mesmo dia.

O tipo de anestesia depende de vários fatores e a Dra. Rita  irá recomendar a melhor escolha para você.

2 – As incisões são feitas após a marcação das mamas

Os padrões de incisão de redução de mama variam dependendo da quantidade de excesso de tecido a ser removido, da posição dos mamilos e da preferência da paciente e do cirurgião. Você e a Dra. Rita determinarão de antemão qual técnica de incisão funcionará melhor para suas necessidades.

Os padrões de incisão usados na cirurgia de redução de mama incluem:

  1. “Micro-Incisão” – Quando a gordura compõe grande parte do tamanho das mamas, em vez do excesso de pele, o procedimento de redução da mama pode consistir apenas em uma lipoaspiração na á Nestes casos as incisões são muito pequenas (o suficiente para permitir que a cânula da lipoaspiração entre e se mova conforme necessário).
  2. Incisão “circumareolar” – A incisão é feita apenas ao redor do perímetro da aréola, que é diminuí Esses são casos raríssimos, com pouco volume e que tem algumas contraindicações dependentes do tipo de mama.
  3. Incisão “vertical” – Também conhecida como incisão “pirulito”, a incisão é feita em torno do perímetro da aréola e verticalmente para baixo a partir da aréola até o sulcoda mama.
  4. Incisão em “T-Invertido” – A incisão é feita em torno do perímetro da aréola, verticalmente para baixo a partir da aréola até a dobra do seio, e horizontalmente ao longo do sulco mamá Essa incisão é a técnica mais antiga (e ainda a mais comum) usada para redução de mama já que reajusta medidas e compõe uma mama mais firme e arredondada.

redução de mamas como funciona

3- A mama é remodelada 

Após fazer as incisões, o tecido em excesso (incluindo pele e gordura) é removido cirurgicamente e o tecido mamário restante é remodelado. A aréola já reduzida e o mamilo- que na maioria dos casos permanecerão conectados ao suprimento de sangue e aos nervo existentes – são então reposicionados em uma altura, mais natural e mais jovial.

Em casos extremos, com seios pendentes e muito grandes (gigantomastia), o uso de uma técnica chamada enxerto de mamilo livre pode ser necessário. Neste tipo de procedimento, todo o mamilo e aréola são removidos e depois transplantados para uma posição mais alta.

Se necessário, o tamanho da aréola também pode ser reduzida removendo-se cirurgicamente a pele ao redor de seu perímetro, bem como o mamilo reduzido.

4 – As incisões são fechadas

Depois que o excesso de tecido é removido e seus seios são remodelados, a pele restante é unida e as incisões são fechadas. As suturas mergulham profundamente no tecido mamário para suportar os seios recém-formados, juntamente com o possível uso de adesivos de pele e / ou fita cirúrgica para ajudar a fechar e apoiar a pele.

5 – Os curativos serão colocados e depois cobertos com uma bandagem elástica ou sutiã cirúrgico.

Normalmente, você terá permissão para ir para casa ,algumas horas após o procedimento. No entanto, em alguns casos, a Dra. Rita Sotelo pode determinar que você precise permanecer em pernoite para receber alta apenas no dia seguinte.

Certifique-se de providenciar alguém para levá-la para casa e ficar com você por pelo menos 24 horas auxiliando na recuperação.

O que esperar após a cirurgia

A maioria das mulheres sente alguma dor nos seios nos primeiros dias, após a cirurgia e depois um desconforto mais leve por uma semana ou mais. Analgésicos ajudarão a aliviar a dor. Inchaço e hematomas podem durar várias semanas. Usar o sutiã cirúrgico 24 horas por dia pode ajudar a reduzir o inchaço e apoiar os seios enquanto eles passam pelo processo de cicatrização.

Você provavelmente retomará ao trabalho e suas atividades sociais dentro de algumas semanas, a menos que essas atividades envolvam peso ou exercícios extenuantes. Deverá evitar atividades e exercícios mais vigorosos por 3 a 4 semanas ou mais. É importante, mesmo após a retirada do sutiã cirúrgico, manter um sutiã que suporte bem os seios, como um top esportivo bem confortável.

Você terá cicatrizes visíveis em seus seios após a cirurgia de mamoplastia redutora em Lajeado. Estes são quase sempre em áreas que podem ser cobertas por um sutiã ou maiô. As cicatrizes podem desaparecer com o tempo, mas elas não desaparecem completamente. Parte do resultado das cicatrizes depende dos cuidados que você terá após a cirurgia, e outra parte é dependente do metabolismo pessoal.

Vida após a redução de mama em Lajeado

O desconforto físico e emocional e melhora a aparência da paciente, a mamoplastia redutora em Lajeado pode ser um dos procedimentos cirúrgicos mais recompensadores. As pacientes notam um aumento na autoconfiança, bem como uma renovada sensação de liberdade para usar as roupas que desejam e participarem de atividades físicas que antes evitavam.

Enquanto muitas pacientes experimentam um alívio imediato das dores nas costas e nos ombros após a redução das mamas, é importante entender que levará algum tempo para que seus resultados finais se mostrem. O inchaço, a dor e o formigamento são típicos após a redução das mamas. Após a mamoplastia redutora, seus seios já menores podem parecer um pouco maiores do que você esperava. Isso se dá pois o inchaço inicial estará ainda presente. Além disso, os seios geralmente evoluem em uma taxa diferente, então você pode notar alguma assimetria durante os primeiros meses de recuperação.

Após cerca de 2 a 3 meses, os resultados finais serão mais ou menos visíveis e você poderá comprar novos sutiãs com confiança. No entanto pode notar alterações sutis nos primeiros 6 a 12 meses.

Posts recentes

Deixe sua mensagem ou ligue para (51) 3748-3761. Se preferir mande uma mensagem via WhatsApp para (51) 99730-9250.

          

Médicos Responsáveis

Dr. Nelson Sandoval
Cirurgião Geral
CRM-RS: 5.745 e RQE: 12.301

 

Dra. Rita Sotelo
Cirurgiã Plástica
CRM-RS: 28300 e RQE: 20640
www.clinicasotelo.med.br

Clínica Central Lajeado-RS
Rua Marechal Deodoro, 491 – Centro
Fone: (51) 3748.3761 / 99730.9250

 

Consultório em Teutônia RS
Rua Dom Pedro II, 803 – Canabarro
Fone: (51) 3762.8461 / 997927465